quinta-feira, 10 de maio de 2007

Arquivo - Guns n' Roses




Os fans dos guns n’ roses têm mais uma data de referência, esta anunciado para o próximo dia 6 de Março o lançamento do tão aguardado Chinese Democracy, que desde 1996 espera ver a luz do dia, será que é desta que Axl Rose dá uma prenda a todos os que esperam ansiosamente. Neste ano que se comemora o 20º aniversário do lançamento do seu álbum de estreia “Appetite for destruction” (em 86 tinham lançado um ep em edição de autor com apenas 1000 copias), numa grande editora vale a pena lembrar um pouco a historia de uma banda que ficou conhecida como “a mais perigosa do mundo”!!
A história dos guns começa com Duff McKagan, baixista, que em 1981, já tinha um currículo considerável de bandas pelas quais havia passado em Seattle. Em 1982, McKagan através de um anúncio de jornal chegou a Slash e Steven Adler, entretanto Izzy Stradlin e Axl Rose tocavam numa banda com o nome de hollywood rose, cruzam o caminho de Duff. Axl, que também cantava nos LA guns (de Tracii Guns) começa a ter problemas com alguns integrantes das duas bandas. O vocalista resolve então juntá-las ,e é também da junção do nomes que surge o nome da nova banda. Estava completa a primeira formação dos guns n' roses: W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Tracii Guns (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (Bateria). Não demora muito para marcarem alguns concertos, porém, três dias antes do primeiro, Tracii e Robert abandonam a banda e sem outra alternativa, Duff convida os seus amigos Slash e Steven Adler para substitui-los.
No disco que chegou ao primeiro lugar de vendas nos Estados Unidos, onde permaneceu durante 100 semanas podemos ouvir alguns dos clássicos como a balada “Sweet Child o’mine” ou “Welcome to the Jungle” (ganhou um premio Mtv para melhor vídeo), mas polémicos como sempre enfrentaram o boicote de algumas lojas devido à capa, considerada demasiado violenta o que levou a que nalguns países fosse trocada por uma 2ª versão onde se via um crucifixo igual ao que Axl tem tatuado no braço direito.
Depois deste primeiro sucesso a editora lança em 1989 o álbum Lies, que conta com 4 musicas em formato acústico de onde se destaca “Patience” e junta as 4 musicas gravadas ao vivo em 86, novo sucesso e pela 1ª vez uma banda de hard-rock consegue ter 2 discos nas tabelas dos mais vendidos, a vida desregrada e o abuso de drogas quase custou a vida ao guitarrista Slash e mais tarde seria a causa da saída do baterista que foi substituído por Matt Sorum (ex Cult).
Já em 1991 lançam 2 álbuns independentes com os nomes de “Use your Illusion” I e II , onde aparecem baladas como “November Rain” ou “Don’t Cry” e musicas mais pesadas “You Could be Mine” ou “Coma” , estes dois discos dão origem a uma digressão que se prolongou por mais de 2 anos e que os levou a todo o mundo com uma passagem por Portugal em 1992 no antigo estádio José de Alvalade. Durante esta digressão foram gravando o álbum de covers “The Spaghetti Incident?” , com musicas de bandas punk e uma letra de Charlen Manson que aparecia como faixa escondida devido aos direitos de autor do serial killer não poderam ser pagos ao mesmo mas sim à família de uma das suas vitimas.
Finda a tournée a banda separou-se tendo Axl comprado todos os direitos sobre o uso do nome “Guns n’ Roses”, desde então que têm passado uma infinidade de músicos e datas para o novo disco, com uma passagem pelo festival Rock in Rio III em 2001 (Rio de Janeiro) e outra em 2006 (Lisboa) espera-se agora o “novo” disco a 6 de Março e usando uma frase da própria banda “use your illusions” …
[Publicado em 20-02-2007 no jornal Noticias da Manha]

Sem comentários: